Resenha: A lista negra - Jennifer Brown

Confesso que não faço ideia de como começar a escrever esse post, pois estou chocada demais pra isso.
Só lembrando que vai ter a resenha desse livro também em vídeo porque eu vou deixar de falar muita coisa aqui que com certeza lembrarei mais tarde. É o calor do momento, o pós leitura que deixa qualquer leitor abobado falando por mim aqui agora.
Mas então... Vamos lá! (P.S: esse post foi escrito dia 08 de janeiro e só está sendo postado hoje).



SINOPSE: "E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos  na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista das pessoas e das coisas que ela e Nick odiavam. A lista que ele usou para escolher sua alvos.
Agora, depois de passar o verão reclusa, se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o ensino médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, os ex amigos e a garota a quem salvou, cal deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas."

RESENHA: Ai gente, deixa eu parar de chorar. Espera!
Algumas horas depois... (mentira!).
Bom gente, procurei a melhor forma de começar a escrever e a melhor que eu achei foi: você vai chorar no fim do livro! Então se prepara!
E não é coisa de dizer: "Ah! Mas você é menina!". Não cara! Não tem dessa de eu ser menina. Você pode ser o macho que for, mas vai chorar lendo o fim do livro. Acredita em mim!
Mas bem... A princípio (e durante todo o livro) você vai sentir pena de Valerie. Com tudo o que ela passou, viveu e ainda vai passar depois de voltar para a escola. Sobre Nick, aposto que você não irá conseguir sentir raiva dele, mesmo cometendo um crime tão bárbaro. E mesmo ele não sendo o "principal" da história. Tudo que a Valerie conta sobre ele, é suficiente para compreendê-lo.
Ler esse livro me fez pensar no massacre de Realengo (Rio de janeiro). E muitos outros acontecidos pelo mundo. Pesquisando, notei que na maioria dos casos, o autor do crime sofria bullying (como Nick e Val). E em todos eles, o autor acabava se matando no final.
O livro na verdade é algo que vivemos todos os dias (principalmente estudantes). Não me referindo ao massacre, mas ao bullying. São brincadeiras e apelidos de mal gosto que você nunca sabe onde vai dar. Ler esse livro com certeza faz a gente pensar sobre os nossos atos, nosso comportamento perante as pessoas. É um livro que te ensina da forma mais bonita, dolorida e chorosa possível. É como a Pam (antiga garota it) comentou no vídeo dela, esse livro deveria ser abordado por professores de literatura no ensino médio. Ou nas faculdades, ou onde fosse. Quanto mais pessoas lerem o livro, mais pessoas conseguirão abrir a mente e parar de cometer erros que aos nossos olhos parecem bobos, quando na verdade eles geram coisas tão graves que nem conseguimos imaginar.
Eu recomendo (e muito!) esse livro porque acredito que todas as pessoas no planeta Terra deveriam lê-lo. Agora, por recomendações, vou atrás de "Vamos falar sobre o Kevin", pois também aborda o mesmo assunto. :)

Onde comprar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário