Resenha: Se eu ficar - Gayle Forman

Livro: Se eu ficar
Editora: Novo Conceito
Autor (a): Gayle Forman
Nº de páginas: 193 + bônus: trecho de "Para onde ela foi"
Tradução: Amanda Moura
Nota: 4/5

Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais - mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela.
Pelas próximas vinte e quatro horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente - e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
Se ela ficar...



Resenha: Demorar a ler livros só pra não lê-lo enquanto é modinha, é bem minha cara. Confesso que até assisti ao filme alguns dias atrás, e nenhum me decepcionou. E assistir o filme primeiro  e só depois ler o livro, me ajudou a clarear um pouco a mente. E com isso, a leitura fluiu melhor.
Se eu ficar é dividido em duas partes. A primeira é o momento do acidente e os acontecimentos seguintes, onde ela deve decidir se fica ou não. E a segunda parte são os flashbacks que Mia vai contando no decorrer do livro. Entre eles estão momentos com Adam (seu namorado), Kim (sua melhor amiga), seus pais, seu irmão e outras pessoas próximas a ela.
A definição perfeita para o livro está na parte de trás, antes da sinopse, em uma recomendação feita por "The Bookseller", que diz: "Impossível parar de ler". E realmente é impossível parar de ler! A leitura flui tão naturalmente, que você lê o livro e nem nota o tempo passando! (Não é à toa que eu o li em seis horas).
Meu primeiro pensamento ao terminar de lê-lo foi: "assustadoramente apaixonante". Daí você me pergunta: "mas porque o livro ganhou nota quatro se ele é tão bom assim?". E eu respondo: o fim pode ser considerado frustrante, porque nós nos envolvemos de uma forma tão intensa com o livro, que esperamos milhões de acontecimentos no final, mas eles não acontecem. (Isso se deve ao fato de haver um segundo livro também né? Então...). Isso não é ruim e nem torna o "Se eu ficar" um livro péssimo. Acredito que nada consegue tirar a essência incrível que esse livro possui.
Com certeza o recomendo (e muito!).



Melhores frases: "Nunca vi ninguém se entregar a música como você {...} Sou obcecado por música e mesmo assim não consigo me transportar como você." — Adam

"As vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vem até você." — Pai da Mia

"Adam começa a murmurar alguma coisa com a voz bem baixa. Ele não para de repetir: por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor.
Por fim, ele para e olha bem para o meu rosto: — Por favor Mia — implora — Não me faça escrever uma música." — Mia/Adam

"Mas, depois do que aconteceu hoje, isso não seria nada. Até ir para a cadeia seria muito mais fácil comparado a perder você." — Kim

"Tem mais ou menos umas vinte pessoas lá na sala de espera agora. Algumas são da sua família, outras não. Mas todos nós somos sua família agora {...} Você ainda tem uma família — sussurra." — Kim

Nenhum comentário:

Postar um comentário